Transporte por Dutos
O transporte dutoviário é aquele que utiliza dutos (tubulações) para se locomover. Esse modo de transporte oferece uma limitação acentuada de serviços e capacidades. Um dos principais produtos que se utilizam desse meio são o petróleo e seus derivados.
A movimentação através dos dutos é bastante lenta, ocorrendo apenas em cerca de três a quatro milhas horárias, mas essa lentidão é contrabalançada pelo fato de que o transporte por dutos ocorre 24 horas por dia ininterruptamente.
Veremos outros fatores importantes:
- Alta capacidade de transporte, pois num tubo de 12 polegadas movimentam-se 338,000 litros por hora.
- O transporte dutoviário é o mais confiável de todos, pois existem poucas interrupções.
- Fatores meteorológicos não interferem no transporte.
- Danos e perdas de produtos em dutos são baixos, pois liquidos e gases não estão sujeitos a danos no mesmo grau que produtos manufaturados.
- A quantidade de perigos que podem ocorrer na operação dutoviária é limitada.
Por outro lado, uma desvantagem óbvia, é que os dutos não são flexiveis e são limitados quanto aos produtos que podem transportar: somente produtos nas formas gasosas, liquida ou mistura semifluida.
Transporte Dutoviário no Brasil
De acordo com Rodrigues (2010), os principais dutos existentes no Brasil são:
- Oleodutos: implantados pela Petrobrás ou outros distribuidores de petróleo, destinados ao transporte de petróleo bruto e/ou seus derivados, dos terminais portuários e marítimos às refinarias ou centros de distribuição. Funcionam através de sistemas de bombeamento.
- Gasoduto: destinados ao transporte de gases entre centros produtores e centros consumidores. A maior obra dessa natureza no país é o gasoduto Bolívia-Brasil.
- Minerodutos: destinados ao transporte de minérios entre as regiões produtoras e as usinas siderúrgicas ou terminais portuários, aproveitando as diferenças de altitude existentes. Funcionam impulsionados por um jato de água contínuo, submetido à forte pressão. O único existente no país é o mineroduto da Samarco Mineração, destinado à exportação do minério de ferro do quadrilátero ferrífero mineiro.
RODRIGUES, Paulo Roberto
Ambrósio. Introdução ao sistema de transporte: no Brasil e à
logística internacional. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
Imagens: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário