Vantagens e Desvantagens
Nos transportes aquaviários, a principal vantagem é a grande capacidade de movimentação de cargas e sua desvantagem é a baixa velocidade. Para Rodrigues (2010), ao abordar o transporte marítimo, aponta as seguintes vantagens e desvantagens.
Vantagens
- Altíssima eficiência energética.
- Elevada economia de escala para grandes lotes a longa distância.
- Possibilita economicamente o tráfego internacional de commodities.
- Possibilita reduzir o custo do frete internacional em pontes aeromarítimas e aeroterrrestres.
Desvantagens
- Investimento inicial e custo operacional elevados.
- Necessidade de grandes frotas modernas.
- Pressupõe a existência de portos – obras de engenharia e infraestrutura caríssimas.
- Serviço lento, pois ocorre em meio mais denso
- Os inúmeros manuseios propiciam avarias.
Infraestrutura portuária
Para que o transporte marítimo seja possível é necessário que haja uma estrutura portuária adequada, além de equipamentos necessários para a movimentação da carga. Conforme Keedi (2010) são as empresas estatais, das várias esferas do governo, que têm a responsabilidade de administração dos portos, contudo, a partir da Lei 8.630 de 5/02/1993, passaram os portos a ser operados pelos operadores privados. Keedi (2010) destaca que essa lei é uma das grandes responsáveis pelas maiores mudanças logísticas no país e é chamada de lei de modernização dos portos.
Entrada e Saída de Navios
De acordo com Keedi (2010) o porto ou terminal é composto por cais, dividido em berços onde atracam os navios para realizar suas operações. Nesses locais estão os equipamentos necessários às operações. No terminal, os trabalhos são realizados por empregados do operador portuário (administrativos e os operacionais). Nas manobras de entrada e saída dos navios existe a intervenção do prático, uma espécie de piloto marítimo. É esse profissional, conhecedor das características e particularidades do porto, o responsável pela atracação ou desatracação das embarcações. Para essas operações são utilizados rebocadores, embarcações que servem de apoio à navegação, isto é, elas auxiliam os navios nas entradas e saídas no porto.
Agentes Intervenientes na Operação Portuária
Além do porto e sua estrutura, existem os intervenientes, isto é, figuras importantes e necessárias para a realização das operações com os navios.
De acordo com Keedi (2010) esses agentes intervenientes são:
- Armador: é a empresa que tem o navio, seja próprio ou afretado, que efetua o transporte de cargas mediante o pagamento de um frete. Pode ser uma pessoa física e proprietária de navio e pode ser de um país e ter o navio registrado em outro.
- Comandante: é o representante direto do armador do navio, o qual deve ser capitão e, por conseguinte, manda no navio, soberano nas suas decisões.
- Agente marítimo: é o representante do armador nos portos, sendo o elo normal entre ele e o embarcador ou destinatário da carga. É quem atende aos interesses do armador, representando-o perante as autoridades por todas as obrigações que se tenha de cumprir durante sua entrada, permanência e saída. O agente marítimo é o responsável, em nome do armador, pelos atos provocados pelo navio, por seu comandante e tripulação. Deve também providenciar todos os trâmites burocráticos necessários, inclusive as necessidades do armador com contratos com fornecedores, abastecimento de água, provisões, combustível etc. Outra responsabilidade do agente marítimo é o plano de carga do navio, conhecer bem o porto em que opera, suas condições de operação, profundidade, enfim, tudo que é necessário para a segurança da embarcação e operação.
Além dessas figuras, há outras que também merecem destaque. Podemos assim acrescentar, de acordo com Rodrigues (2010).
- Embarcador ou Expedidor: é a pessoa física ou jurídica que celebra o contrato de transporte com o transportador, não necessariamente o proprietário da mercadoria.
- Consignatário: é a pessoa física ou jurídica legitimamente autorizada a receber a mercadoria no local contratualmente acordado para sua entrega.
KEEDI, Samir. Transportes,
Unitização e Seguros Internacionais de Carga. São Paulo: Aduaneiras,2010.
RODRIGUES, Paulo Roberto
Ambrósio. Introdução ao sistema de transporte: no Brasil e à
logística internacional. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.
Imagens: Google
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